Resenha #82: Fica Ficando - Jane Tutikian



Autor:Jane Tutikian
Editora: Edelbra
Páginas: 64
Ano: 2007
Gênero:Infanto Juvenil
Skoob | Compre










[Nota Pessoal]


Oi pessoal! Hoje trago a vocês a resenha de um livro muito agradável, que me surpreendeu por ser tão bom e com tão poucas páginas. Li ele em uma horinha, super rápido.
O livro tem pouco mais de 60 paginas, porém não deixa aquela sensação de que faltou algo, sabe? E por ser um livro bem curtinho, a resenha também vai ser bem rapinha pra não dar spoilers.
Tudo acontece em apenas um dia. Na manhã do último dia de aula, Helena tem que aguentar suas amigas falarem sem parar da festa de despedida. Assim como elas, sua mãe insiste para que ela vá. Mas, Helena não se acha tao bonita, tão legal, tão atraente... aliás, ela nem sabe o que acha dela mesma. Aquele mal que quase todos nós temos, de querer ser alguém que não somos, desejar ser igual a outra pessoa que admiramos. Além disso, Helena não quer encontrar o sua paixonite na festa e ver ele se pegando com outra. Por que se esperasse que ele olhasse, notasse  ela, ficaria a vida toda sentada, não é?
Essa história adolescente, me fez voltar aos meus tempos de Colégio. Onde as emoções eram sempre muito exageradas. Quando ainda sentia frios na barriga so de ouvir o nome de um carinha que estava a fim. Toda aquela insegurança de quando se é muito novo. Enfim, pra quem é adulto, dá uma boa viagem no tempo haha. E foi legal me imaginar no lugar da Helena. Por que eu também tinha o péssimo hábito de me botar pra baixo, de achar que ninguém ia se quer me notar (o que não era verdade, pois sempre tinha, e eu que não queria acreditar. Aliás, nós temos a péssima mania de não admitir que somos desejáveis, atrativas).



Mas isso é coisa que se aprende, e ainda na adolescência mesmo. Assim como Helena vai aprender.
Acho que o livro passa uma mensagem bacana. De como devemos aprender a confiar em nós mesmo. De como é normal ter medo, sentir borboletas no estômago e as mãos suarem. Mas isso não impede de irmos atrás do que queremos. De deixar acontecer, ver o barco seguir, ver a vida rolar.
A adolescência é a fase mais difícil e complicada da nossa vida, sem dúvida. Por isso, se você é adolescente, super recomendo esse livro. Às vezes queremos dividir nosso pequeno pedaço do dia com alguém e não conseguimos. Talvez esse livro te ajude a se identificar com a Helena. E talvez você esteja vendo as coisas da maneira errada. Não é assim tão difícil... Mas também não é fácil. Sabe de uma coisa? Acho que quem complica tudo é a gente. Melhor descomplicar e aproveitar sua fase da vida. Sempre tendo em mente o que é melhor pra gente. E se tem um sonho, desejo, ou vontade de alguma coisa? Corre atrás. Antes que sua cabeça te engane achando que você não pode.
Além de uma história super bonitinha, envolvente, e leve, a diagramação do livro ta perfeita. Com ilustrações muito lindas.
Vale a pena ler Fica Ficando. Para todas as idades! Recomendadíssimo!




0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.